Ir para o conteúdo

Os elementos HTML - B, I, STRONG e EM

Uma dúvida que costuma atormentar os desenvolvedores, principalmente iniciantes no aprendizado da linguagem de marcação (X)HTML diz respeito ao emprego dos elementos HTML para obter um efeito visual negrito e itálico.

A chave para entender o correto emprego destes elementos está no conceito de cada um deles segundo as recomendações do W3C.

Elementos B e I

Estes são elementos para definir um estilo para as fontes. É sugerido pelo W3C que os textos marcados com o elemento B sejam renderizados em negrito e aqueles marcados com o elemento I em itálico. Contudo, fica a critério do fabricante do browser determinar o estilo para estes elementos. É importante notar que a finalidade destes elementos é de apresentação, ou seja, conseguir um efeito visual.

Elementos STRONG e EM

Estes elementos se destinam a adicionar uma informação estrutural aos textos. Textos marcados com o elemento STRONG são destacados com forte ênfase e aqueles com o elemento EM são destacados com ênfase.

Resumindo podemos afirmar que B e I têm uma função de apresentação, enquanto STRONG e EM têm função estrutural.

Daí podemos estabelecer claramente os critérios para usar um ou outro:

Se o desenvolvedor deseja destacar visualmente um pedaço do texto marque com B ou I. Mas, caso a intenção seja dar ênfase marque com STRONG ou EM. E a grande diferença é que B e I são completamente ignorados por agentes de utilizador não gráficos como leitores de ecrã, por exemplo. Por outro lado, STRONG e EM possuem significado tanto para agentes de utilizador gráficos como não gráficos. Leitores de ecrã lerão pedaços marcados com STRONG e EM com uma entoação de voz diferente, informando o utilizador que aquele texto está em destaque.