Ir para o conteúdo

Tipos de dados

Existem várias possibilidades de tipos de dados em JavaScript entre eles destacam-se os numéricos, os lógicos, as strings, os null e os undefined.

Os numéricos, como o nome indica, podem armazenar valores inteiros e com ponto flutuante e podem fazer parte de operações de aritmética como a soma, a subtracção, a multiplicação e a divisão.

Os valores lógicos apenas podem armazenar dois valores o true (verdadeiro) e o false (falso).

Os valores strings são cadeias de caracteres. O maior número que uma string pode conter depende do browser em questão. Os valores strings são delimitados por apóstrofe (') ou por aspas(").

Valores null são valores especiais, representa um objecto nulo. Não deve ser confundido com uma variável não inicializada, pois o valor null existe e existe em memória.

O valor undefined significa que a variável não foi criada. Inicialmente todas as variáveis encontram-se neste estado.

Modelo de Objectos do Documento

O DOM (Document Object Model) de uma página é uma representação hierárquica, em formato de árvore. Desta forma, a raiz é a janela do browser, daí ramifica-se em parágrafos, tabelas, formulários, entre outros.

O JavaScript permite aceder de uma forma dinâmica aos vários ramos, lendo-os e, se necessário, alterando os seus valores.

Existem vários standards dos DOM, o da W3C, o da Netscape e o do Internet Explorer. O DOM do Internet Explorer implementa as recomendações do W3C, mas é mais vasto que este.