Ir para o conteúdo

FlashDevelop & Alternativa3D

Deparei-me há poucos dias com um problema: queria programar ActionScript 3.0 e não tinha nenhum IDE decente. Portanto, depois de umas pesquisas e de umas perguntas no fórum Portugal-a-Programar, lá me decidi pelo FlashDevelop. Até aqui tudo bem, depois é que vêm as aranhas. Eu queria utilizar a framework Alternativa3D, só que ainda não percebia nada dessa framework. Portanto, decidi experimentar o source de um dos demos disponíveis no site da Alternativa, o Bunker. Coloquei os ficheiros dentro da pasta src/ que o FlashDevelop me criou automaticamente depois de criar um projecto. Mas vamos começar pelo ínicio.

FlashDevelop

Primeiro temos de fazer o download do FlashDevelop. Eu fiz o download da última RC, podem fazer o download dela aqui, no entanto, já saíu a nova versão.

Depois de instalar, temos de fazer o download do Free Flex SDK para podermos compilar o nosso trabalho.

Colocámos o Free Flex download numa pasta à nossa escolha (eu coloquei na raiz do disco C). No menu Tools > Program Settings…, e, na barra lateral selecionamos a opção AS3Context. No parâmetro Flex SDK Location colocamos o caminho para a pasta (incluindo a pasta). No meu caso seria C:\flex_sdk_3.4.0.6955.

Aleração do Flex SDK Location no AS3Context

Alternativa3D

Agora se quiser trabalhar com a framework Alternativa3D, precisará de fazer o download da mesma no site da Alternativa. Embora seja necessário registo, este é gratuíto e simples. Pode fazer o download da framework a partir daqui. Depois escolha os ficheiros da versão que desejar. Eu escolhi os que estavam prontos para a versão 10 do Flash Player. Copiam-se os três ficheiros .swc para uma pasta dentro da pasta do projecto. No menu Project > Properties…, no separador Compiler Options, na propriedade SWC Include Libraries colocamos os caminhos para os três ficheiros .swc da framework a partir da raiz do projecto. No meu caso, como os coloquei na pasta src/, o meu ficou:

src\Alternativa3D.swc
src\AlternativaTypes.swc
src\AlternativaUtils.swc

Alteração do SWC Include Libraries

The Bunker Demo

Agora, para se executar o demo do Bunker, cujo download do código-fonte pode ser feito no site da Alternativa 3D, basta:

  • Clicar com o botão direito do rato por cima do ficheiro Bunker.as.
  • Clicar em Always Compile.

Seleccão da opção Always Compile

The WhiteScreen

Se, ao clicar em Test Movie, só obtiver uma janela em branco, verifique, no título da janela, se está a executar o FlashPlayer 10. Se não estiver, instale-o, vá a Tools > Program Settings… e na barra lateral clique em FlashViewer. Coloque, na opção External Player Path, o caminho para o FlashPlayer 10 e na opção Movie Display Style, escolha a opção External.

Verificação da versão do Flash Player