Ir para o conteúdo

Tutorial de Slicing

Este tutorial tem como objectivo explicar e dar alguns exemplos da forma como podemos usar a funcionalidade slicing. Traduzindo slice para português teremos a palavra "fatia" e o que faz não é nada mais anda menos do que retirar uma fatia.

Tal como se pode indexar para acedermos a elementos individuais podemos usar o comando slice para aceder a um gama de elementos.

O slice é bastante útil para podermos retirar partes de uma sequência, seja ela numérica ou alfanumérica. A numeração é extremamente importante para este tipo de operações e acho que será altura de dar alguns exemplos de como podemos usá-la.

n = (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7)

n = [index 1: index 2: passos] desta forma podemos definir a amplitude a retirar/visulaizar, e o número de passos ou saltos.

Em baixo estamos a retirar da lista o index com a posição 0. O primeiro número na lista tem o index 0 e assim sucessivamente.

>>> n[0]
1

O slicing está representado em baixo e tal como descrito na frase anterior o index 1 representa o 2.º número na lista e o index 2 representa o digito presente na posição 4, isto por que o 2.º index deve ser interpretado como valor-1.

>>> n[1:5]
(2, 3, 4, 5)

Se tivermos n = 'PyTeam', então:

>>> n[0]
'P'
>>> n[4]
'a'

Se estivermos a falar em slicing então teremos o seguinte:

>>> n[0:2]
'Py'
>>> n [2:4]
'Te'

Tambem poderemos usar valores negativos:

>>> n[-6:-3]
'PyT'

Não esquecer que se não colocarmos valores nas 2 primeiras posições, teremos todo o conteudo de um conjunto, neste caso teríamos:

>>> n[:]
'PyTeam'

Se adicionarmos a isto o facto de a contagem ser negativa, ou seja, o valor de step ser -1 então teremos:

>>> n[::-1]
'maeTyP'

Mais Info