Ferramentas de Site


algoritmo:aleatorio

Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Links para esta vista de comparação

Ambos os lados da revisão anterior Revisão anterior
algoritmo:aleatorio [2021/12/09 18:51]
staff
algoritmo:aleatorio [2021/12/12 12:39] (Atual)
staff
Linha 39: Linha 39:
  
 Este algoritmo, que permite obter um par de v.a. gaussianas a partir de um par de v.a. distribuídas uniformemente é conhecido por método de Box-Muller. Este algoritmo, que permite obter um par de v.a. gaussianas a partir de um par de v.a. distribuídas uniformemente é conhecido por método de Box-Muller.
-Note-se que as equações anteriores produzem números distribuídos no intervalo <m>]-infty; +infty[</m>. Se m for o menor número real positivo que pode ser representado num dado computador, então o algoritmo produzirá números no intervalo <m>]-a; a[</m>, com <m>a = [-2 * ln(m)]^(1/2)</m>.+Note-se que as equações anteriores produzem números distribuídos no intervalo <m>]-infty; +infty[</m>. Se m for o menor número real positivo que pode ser representado num dado computador, então o algoritmo produzirá números no intervalo <m>]-a; a[</m>, com <m>a = [-2 * ln(m)]^{1/2}</m>.
  
 <note normal>//X módulo Y//, é o resto da divisão entre //X// e //Y//!</note> <note normal>//X módulo Y//, é o resto da divisão entre //X// e //Y//!</note>
algoritmo/aleatorio.txt · Última modificação em: 2021/12/12 12:39 por staff